quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Agnostico ou Ateu, mas respeitador do Espirito Santo




Como se poderia definir (traduzir) o que é o Espírito Santo para um ateu, agnóstico, ou qualquer outra pessoa de outra religião não cristã? Veja o que é dito em Mateus 12:31

Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, porém a blasfêmia contra o espírito santo não será perdoada.


Ou seja, se Deus existir e seguir os princípios da bíblia, mesmo que blasfemamos contra a pessoa de Cristo e contra Deus, é possível obter perdão, mas se a blasfêmia for contra o espírito Santo, não terá perdão. Mas então, o que é o espírito Santo?


É claro que todos devem ter algo do qual para se arrepender. Creio que ninguém nasce consciente dos deveres. As vontades são a primeira motivação de nossas ações. Com o tempo parece que vamos evoluindo. Aprendendo. E nos arrependendo de várias coisas que fizemos. Mesmo das que fizemos quando criancinha. No início, por sermos ignorantes, normalmente fazemos besteiras e temos ataques egoístas, mas com o tempo, vamos aprendendo, principalmente pela tristeza sentida no isolamento social. Acredito, que quando somos realmente ignorantes, podemos merecer perdão enquanto que para os mais instruídos, geralmente, quando se comete erros por egoísmo, deve-se aplicar uma pena maior.

Um dos principais motivos de eu fazer este post é porque vejo alguns agentes da "Esquerda" (pra mim são falsos) atiçando a esquerda contra as religiões. Algo qe acho bem repulsivo. Nem sempre a religião é a culpada de tanta guerra. Por isso, aqui, tentarei deixar uma conexão entre a visão de alguém que tem respeito pelos dois lados me baseando no que pude absorver de bom da religião. O do crente e não crente.

Apesar de ser anarquista, de esquerda, agnóstico (tendendo ao ateísmo - e se for? está preparado se Deus existir ou não?) ainda vejo que entre o conteúdo dos textos religiosos pode-se abstrair significados maiores, como o de senso de respeito, amizade, cooperação, harmonia e justiça. Na verdade, foi por estas origens que comecei a ter interesse pelo que é justo. Após esse estudo, não poderia mais criticar as religiões, pois elas, também possuem seus exemplos e formas de transmitir o mesmo senso de justiça. Exemplos vistos tanto no que li da bíblia também podem ser tirados de outras religiões (No Gita e mesmo na Torá e Alcorão podemos observar conteúdo equivalente).

No meu entendimento, o primeiro princípio é: Tenha boas intenções

Se você é Cristão, levará a sério o segundo mandamento dado por Cristo. Sabem qual é o Primeiro. E seria lógico ele citar em primeiro o de amar a deus acima de todas as coisas, pois se não o fizesse, seria apedrejado. O segundo é: Amai Vos uns aos outros.

Todos já gravaram que é melhor cooperar. Cristo poderia ser um homem comum. É importante que ele tivesse sido capaz de fazer milagres? Certamente ele não era ignorante e sim um sábio. Todos os Cristãos, por este princípio, devem-se sentir moralmente obrigados a cumprir o segundo mandamento, se quiserem comprar o céu. Bem, infelizmente, eu, por ter dúvidas, não estou certo se existe um céu, então, prefiro gastar o meu tempo tentando transformar este inferno em um céu. Como o sonhado por qualquer cristão. O que tenho a perder tentando? O que é o tempo de minha vida sofrida perante a eternidade? Se existem pessoas que amo e nascerão outras que amarei, não faço mais certo lutar por um céu aqui e agora do que contar com algo que me foi prometido por homens (inspirados ou não) que veira somente depois de nossa morte?

Eu vivo falando da teoria dos jogos e nossa forma de viver a vida pode ser levada a esse âmbito. A lógica é: se agirmos de forma egoísta uns com os outros, nenhuma associação terá futuro. Nada dará certo. Pela teoria dos jogos, autômatos que cooperam tem mais chance de sobreviver do que os autômatos egoístas. Se quisermos mesmo nos tornarmos auto sustentáveis teremos que aprender a viver de forma harmônica com a natureza e nós mesmos. Esta, para mim, é a o significado chave que está contido nos ensinamentos da bíblia. Na época de Cristo certamente não existiam as ciências sociais e por isso, para muitos de nos, não entendamos as palavras. Sinto que deveríamos trazer para o contexto atual o significado destas palavras e acho que consigo conciliar com definições mais atuais.

Ninguém quer sofrer, e nem mesmo o ateu. Por isso as pessoas costumam trabalhar juntas. (Na matemática, o campo responsável para provar que nós somos mais eficientes cooperando chama-se teoria dos jogos). Em Mateus 12, Jesus prova onde está os que trabalham para Deus. Se é onde os iguais brigam ou onde os iguais cooperam. Isso é tão lógico, que extrapola o cristianismo. Assim, com base no que entendi do que lí na bíblia, apresentarei algumas definições, na minha visão, das palavras mais importantes contidas na bíblia e de como até um ateu poderá aceitá-las.


Definições


Harmonia:
É o que ocorre quando todas as balanças que promovem o bem estar e a vida de todos estão em equilíbrio. Quando quebramos a harmonia, nós, incluindo outros seres vivos, podemos sofrer muito. Isso obviamente não é desejável por ninguém.

Espírito Santo:
Toda a força que age a favor da manutenção da harmonia (definição já dada).
Eu poderia dizer também que é toda a força que age a favor do amor, do bem e da vida. Vejam que mesmo um ateu ou membro de outra religião, se não agir de acordo com essa força, será repudiado por todos os outros membros da sociedade. Não quero dizer exatamente que isso seja o Espírito Santo, pois dentro do contexto religioso ele será sim algo bem maior, mas que se existe um conjunto de forças boas e desejadas, o espírito Santo está contido nesse conjunto de forças. E se alguma força age para desarmonizar ou causar sofrimento no mundo, certamente não deve ser força do Espírito Santo.

O filho:
Se torna filho quando nos tornamos realmente conscientes. Nós nos entregamos ao Espírito Santo e desejamos e agimos para a manutenção da harmonia.

Espírito de Deus:
Eu como agnóstico, ou ateu, aceito a grandiosidade do universo. Aceito a possibilidade da existência de algo muito maior que eu. Mesmo que exista algo inteligente e consciente. Mas por enquanto, enquanto estou vivo, e nenhum Deus se apresentou a mim dizendo e provando que é Deus, devo entender que Deus seja toda a sorte que eventos que ocorre no universo. Segundo a bíblia o que matou os primogênitos dos egípcios foi o Espírito de Deus. Uma entidade da trindade diferente do Espírito Santo, pois o Espírito Santo não deve ser algo maléfico e que cause mal ou prejudique a Harmonia. Alguns estudos atuais sugerem que o que matou os primogênitos do egito foram os gases tóxicos vindo do fundo da terra, que podem terem sido liberados após um terremoto ou atividade vulcânica. Exemplo mais recente pode ser encontrado pesquisando o que aconteceu na África no país de Camarões: Em 1986, no lago Nyos, o gas que saiu do fundo do lago era mais denso que o ar e por isso era rasteiro. Animais e pessoas que dormiam próximos ao chão morreram intoxicados enquanto os que estavam mais altos sobreviveram. Este evento da morte dos primogênitos do egito dão a entender que se não tomarmos cuidado e nos deixarmos levar pela sorte ou simplesmente por nossos desejos inconsequentes, coisas ruins podem acontecer. Ou seja, o Universo ou simplesmente a Sorte é chamado na bíblia de Espírito de Deus. Assim como devemos provar o ouro no fogo, Deus nos prova a todo o tempo de formas agradáveis e dolorosas. Pode-se desafiar a natureza, a sorte, ou como preferir, Deus. Por isso, por este entendimento, Cristo disse o que foi dito em Mateus 12:31.

O Corpo de Cristo:
Os cristãos acreditam que quando vários indivíduos trabalham juntos segundo os princípios dados por Cristo (entregues ao Espírito Santo) formam um corpo. Ou seja, cada indivíduo é como uma célula e seu coletivo se torna um corpo. O nome equivalente da atualidade é instituição.

Eu espero que a apresentação destas definições abram a mente principalmente dos agnósticos e ateus e que eles entendam que existe relevância nos ensinamentos das escrituras. Não levo ao pé da letra, mas tento trazer aos tempos atuais significados mais importantes. Principalmente no que se refere a como sermos tolerantes.

Arquetipos estão em todas as historias. Estudei de todos os lugares mitos. Babilonia, Gilgamesh e Enquidu. Nordica com Iggdrazil, Odin e Thor. Indigenas como Sumé e Macunaima, Gregos como Zeus, Hercules, Jasão... Mas no momento tenho me interessado pelo de Cristo. Pelo que entendi, a história de Cristo parece ter fundido vários mitos já conhecidos na Europa e oriente médio. Como exemplo o Far (Espirito aprovador de Deus) acabou influenciando a formação do zoroastrismo e consequentemente o Cristianismo. Mas o mais interessante é a história de como o cordeiro (carneiro) foi absorvido como representante de Cristo.

Significado de Cordeiro em várias religiões

O cordeiro, que conduzia Thor em sua biga e no final do dia Thor os matava para comer e no dia seguinte, estendia o martelo e a carne dos carneiros resurgiam sobre os ossos e eles voltavam a vida.

Os argonautas procuravam o Velo de ouro. Ou velocino de ouro. Que era o equivalente do leão de narnia, mas que foi morto em devoção à zeus e quem o tivesse teria sucesso em tudo o que fizesse além de oferecer poder de cura a quem o utilizasse.

João no apocalipse fala de um animal como cordeiro sentado no centro da cidade celeste de onde toda a justiça é feita. Ou seja, o cordeiro representa o sacrifício em nome de um bem maior.

Os pergaminhos antigamente eram feitos sobre o couro de cordeiro. O que me faz pensar que o que os Argonaltas (É um poema escrito por Apolonio de Rodes) pudessem estar procurando uma Shangri La e seus livros sagrados. Um conjunto de ensinamentos que trariam progresso ao seu povo e sua cidade e João no apocalipse percebe a utilidade da referência do cordeiro e a utiliza no apocalipse.

De alguma forma, quem procura Cristo, procura o correto, a justiça. O método de se fazer a verdadeira justica. O velocino de ouro. A única forma de se trazer saúde para um povo. O cordeiro (o livro) é a arvore dos princípios.
apoc. 21:23, Apoc 22:7.

De alguma forma, mesmo eu tendo duvidas sobre deus ou vida após a morde, sinto que de alguma forma isso irá acontecer. E isso é tão interessante, pois antes mesmo que soubessem que o sol poderia se apagar, já se previam a possibilidade de se viver em outra terra, ou outro mundo, ou em outro céu. E pelo andar da carruagem, a humanidade pode conseguir isso antes que o sol se apague. Já mandamos homens até a lua. Onde estaremos em 1000 anos? Poderemos construir cidades no céu futuramente. Apoc 19:10 - O que apascenta os povos é a lei.

Nenhum comentário: