sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Polarização de transistores




Polarização de transistores



Como polarizar transistores corretamente.





R1 (protege e) regula o nível da corrente na base do TR, assim como R2 é (a proteção do circuito e) a carga que queremos acionar. Pode ser para amplififar um sinal, acionar um motor ou um rele (lembre do diodo nesse caso!). Regulando essas resistências conseguiremos obter o melhor desempenho do transistor.



1) Antes de tudo, precisamos saber qual será a voltagem da fonte. Em alguns casos, dependendo do número de parámetros já encontrados, os calculos encontrarão o valor. Mas no momento, podemos definir o Vcc já nos começos dos calculos e qual e qual será a carga que o transistor irá acionar. É ideal que leiamos o data sheet do transistor para conhece os limites de operação. Para não ultrapassar deixemos sempre uma pequena margem, de uns 10% do ganho, para evitarmos surpresas. Pela lei de Ohm, encontramos o Vcc:



Vcc = I * R



2) Agora, vamos encontrar os parametros básicos do transistor. Para isso, pesquise no datasheet do transistor do transistor o hfe (ganho) para acharmos Ic, Ib e Ie máximos. Existem várias formas de se encontrar o alfa de um transitor. Como todos os caminhos que levavam a Roma, dependendo dos parametros que já tivermos, podemos escolher os caminhos dos calculos até chegarmos nos valores procurados:



Ie = Ib + Ic

hfe = Ic/Ib

hfe = (Ie-Ib)/Ib

alfa = hfe/(hfe + 1)



3) Agora que temos Ic, Ib e Ie, podemos calcular o valor de R4, que deve ser um valor escolhido de acordo com a voltagem que queremos que chegue no emissor de TR. Assim, se queremos uma voltagem de 1 vol, precisamos novamente da lei de Ohm para encontrarmos R4. Assim, R4 é dependente de Ve e Ie:



Ve = Ie * R4



4) Encontrar Vb, Ve, Vbe.

Vb = Ve + Vbe

Vb = Ic(R2 + R4) - Vcc



5) Encontrar R1 e R3 a partir da relação abaixo. Qualquer valor, desde que se mantenha a proporção, é aceitavel. A sugestão é que trabalhemos com valores de relação x 1000:



Vb = R3 (R1 + R3) * vcc



Como os valores nos campos serão das suas relações, vamos multiplicar ambos por 1000, apenas para que estes resistores se aproximem da escala dod valores dos outros resistores. Para maior interesse, veja o codigo fonte da página.







Vcc:
Ic:
Ie:
Ib:
hfe:
alfa:
Vc:
Vb:
Ve:
Vce:
Vbe:
Vbc:
R1:
R2:
R3:
R4:









Valores abaixo da referência
Mili (m) 10-3
Micro (µ) 10-6
Nano (n) 10-9
Pico (p) 10-12
Femto (f) 10-15
Atto (a) 10-18
Zepto (z) 10-21
Yocto (y) 10-24


Valores acima da referência
Quilo (k) 103
Mega (M) 106
Giga (G) 109
Tera (T) 1012
Peta (P) 1015
Exa (E) 1018
Zetta (Z) 1021
Yotta (Y) 1024


Nenhum comentário: