quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Deturpando significados em prol de ideologias

Vejo-me em uma guerra. Parte da elite atual tem medo de perder o que acham que tem e começam a infiltrar desinformadores até nos movimentos de esquerda, fazendo parecer que a esquerda quer retirar direitos fundamentais. Por isso tenho que brigar pela internet por causa de muita gente com preguiça de fazer um estudo sobre as definições. Não sabem o que significa esquerda, Estado, capitalismo, comunismo, socialismo e etc. Mesmo na esquerda acontece de termos os ignorantes.


Mesmo os anarquistas tem acordado para o fato de que não são contra a hierarquia mas sim a obrigatoriedade de se abaixar a cabeça para alguém no comando, mesmo estando correto em sua argumentação. Anarquia nunca deveria ter se tornado sinônimo de bagunça ou desordem, mas a direita conseguiu deturpar o significado dela. Anarquia não significa que podemos colocar crianças de 5 anos no comando de uma indústria. Portanto, alguma hierarquia deve ter. Na anarquia, os argumentos relevantes sobem pela esfera hierárquica sem a necessidade de ele ter sido formado por um especialista e sim se é bem fundamentado.

O mesmo problema com a palavra Estado. Muitos anarquistas não sabem o que é Estado. Eu concordo que estamos em um Estado merda, com um capitalismo merda. Mas não significa que esquerda ou anarquistas devam ser contra estado. Mesmo que um governo anarquista suba ao poder para definir suas regras e tendo soberania, esse espaço, com este povo e com suas regras internas, será considerado Estado. Não adianta espernear dizendo que não formou um Estado, pois por definição acadêmica é Estado. A falta de tato da esquerda em criticar o modelo atual capitalista leva a direita achar que a esquerda quer o fim da propriedade privada. E isso não é verdade. Mesmo numa sociedade socialista deverá ter algum direito de propriedade, o que lhe dará também o direito de vender seu trabalho para outro, se assim o desejar. O que quero dizer com isso é que a esquerda nunca conseguirá nem tem interesse em retirar direitos fundamentais.


A palavra “esquerda” vem do tempo da monarquia francesa de Luis XV. Onde os a favores da participação maior da sociedade nas decisões ficava à esquerda do Rei, enquanto os defensores do absolutismo ficavam a direita. O que a Esquerda atual defende:

- Democracia participativa. Já que a anarquia foi deturpada como sinônimo de baderna, podemos substituir por uma mais atualizada: A democracia participativa ou direta;
- Estado democrático de direito;
- Direitos da coletividade e funções dos patrimônios públicos;
- Liberdades individuais;
- Direitos humanos (incluindo Direitos ivs, de família, trabalhistas...);
- Direito de propriedade e Capitalismo, mas limitado e regulado por toda a sociedade;
- Criação de gatilhos constitucionais disponíveis à sociedade para remoção de governo ou parte dele.

De fato, analisando a história e melhoria da gestão do governo, cada vez mais gente e pessoas capacitadas para gerir o governo foram entrando. A medida que o tempo vai passando, cada vez mais cresce o número de participantes. Evolução de seus governos a medida que a sociedade foi ficando mais educada e consciente:

1º tempo: Monarquia;
2º tempo: Ditadura (pós-guerra - ou início de sociedade tribal);
3º tempo: Democracia representativa - consulado - (senadores da Roma e Grécia de milênios atrás);
4º tempo: Democracia representativa (3 poderes de Montesquieu), e a 5ª, próxima forma pode ser:
5º tempo: Democracia participativa por discernimento (Ou Democracia direta por meritocracia). Todos os que fossem aprovados nas provas de habilitação.

Qualquer um que tem o mínimo de amor pela ética, conhecimento acadêmico, antropologia, história acaba se tornando alguém com tendências à esquerda. Deve ser evidente que se algo dá errado dentro do Estado, seja em qualquer área, Sistema, governo, ou estrutural, ou etc, qualquer um tenha a capacidade de perceber a falha e corrigi-la. Por isso a necessidade da participação do máximo dos capacitados da sociedade.

No que se refere ao medo da esquerda, é que ela deseja um Estado mais justo. Um que regule melhor os impostos. Permita taxas escolhidas de forma democrática e técnica. Que atraves estas taxas, distribua melhor a renda e recursos pela sociedade. Ela é defensora em maior peso de se atender as necessidades fundamentais da sociedade do que os desejos supérfluos da elite.
Exemplo: deve-se encontrar equilíbrio entre o princípio do direito de propriedade com o princípio do direito a dignidade humana e da vida.

Deveríamos ter uma democracia participativa, com a hierarquia se fundamentando seus argumentos baseando-se no conhecimento. Todo o resto, como as formas em que o capitalismo seria regulado, seria determinado por uma decisão do coletivo.

A loucura em qua direita e seus desinformantes chegou ao ponto de desejar menos Estado fiscalizando. Resultado: Escritor critica participação de neoliberais no comando do Estado - Tragédia de Brumadinho:

"Se o estado fiscaliza ele sufoca, se o estado não fiscaliza e da merda o mesmo é culpado. Esse pessoal tem que se decidir. " (M EM)


Uma perda para a humanidade. Sabrina Bittencourt se suicida:

Nenhum comentário: