sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Onde os fracos não tem vez



Eu gosto muito deste canal: Primitive Technology

Estava assistindo um video questionando o que faz as pessoas se interessarem tanto em sobrevivencia na floresta e cheguei a algumas conclusões.

Eu acho que, infelizmente, a humanidade é fraca hoje. Eu penso sobre isso: há muito tempo atrás, nós não tínhamos fogo, brigavamos com animais na floresta, fugiamos de predadores, iamos atras de nosso alimento direto na fonte.

Nós eramos adaptados na natureza. Mas nosso desejo de ter facilidades nos concentrou nas cidades. Estamos tão acostumados com as facilidades que perdemos o medo dos predadores, perdemos o cuidado com os espinhos. Enfraquecemos nosso sistema imunológico a tal ponto que somos obrigados a filtrar ou ferver a água que bebemos. Enquanto visiantes de fra da India podem ter diarréia severa ao beber da água do Ganges, os indianos estão acostumados.

A vida na cidade, em uma civilização, nos faz esquecer o cuidado que teríamos em um mundo selvagem. Mesmo aqui no Brasil, posso citar um exemplo do quão despreocupados e despreparados podemos estar se saimos de uma civilização para "outra": Caso em que um carro com grupo de turistas foi baleado por traficantes ao subirem o morro guiados por um aplicativo de localização. Animais perigosos são encontrados somente nas florestas?

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/12/17/no-rio-errar-o-caminho-e-cair-em-uma-favela-pode-ser-fatal-para-motoristas.htm

Se não fosse pelas nossas fraquezas, não teríamos aprendido a lidar com o ambiente tão bem. Eu só acho que é uma tristeza que estamos dependendo muito de tantas tecnologias, sem saber de onde eles vieram e como eles foram criadas.

Talvez por isso tanto interesse de alguns mateiros. Por que pagar caro se podem fazer tanto com tão pouco, sem os vicios das tecnologias e longe dos criminosos?

Nenhum comentário: